Extra.com lidera ranking dos sites mais reclamados no Black Friday. Zombie News.




O BlackFriday, que começou nesta sexta-feira a 0h, já registra recorde de reclamações. De acordo com o site Reclame Aqui, que está acompanhando ao vivo as queixas dos compradores, em cerca de 13 horas da promoção o número de reclamações no site já passava de 3.500. No ano passado, o portal registrou 8.000 reclamações nas 24 horas da promoção, considerando todas as empresas. sendo que o Extra.com lidera o ranking dos sites mais reclamados.

O Extra.com, do grupo Nova Pontocom, lidera o ranking dos sites mais reclamados, com 646 denúncias no Reclame Aqui até meio-dia, somando as postadas no site (306) e as reclamadas via chat on-line (340). O maior índice diário de reclamações do Extra.com havia sido em 25 de fevereiro deste ano, quando recebeu 135 queixas. Até agora, em 2013, o Extra.com soma 17.767 denúncias na página.

As empresas mais reclamadas, por volta das 12h, segundo o site eram:

  • - Extra.com.br
  • - Ponto frio loja virtual
  • - Casas Bahia - loja virtual
  • - Americanas.com
  • - Submarino
  • - Centauro - loja virtual
  • - Walmart - loja virtual
  • - Saraiva (livraria, editora, virtual)
  • - Magazine Luiza - loja virtual
  • - Brastemp/ Consul - loja virtual


Procurado pelo InfoMoney, o Magazine Luiza informou que busca, em suas ações, a máxima transparência e honestidade com o consumidor. "A empresa ressalta que reforçou a estrutura do site e não registrou instabilidade durante o evento, atestado pelos índices de satisfação dos nossos clientes." A empresa ainda destaca ainda que firmou um compromisso com a Fundação Procon-SP, por meio do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

 Entre eles, estão o serviço de atendimento ao consumidor adequado e efetivo, 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 29 de novembro, por chat ou telefone; preços e descontos efetivos para os produtos participantes da Black Friday, sem aumento prévio do preço sobre o qual irá incidir o desconto anunciado; e infraestrutura reforçada para melhor estabilidade do site, evitando a ocorrência frequente de oscilações decorrentes do grande volume de acessos.

Já o WalMart informou que todas as dúvidas dos consumidores no Reclame Aqui foram esclarecidas através de contatos telefônicos ou através dos meios eletrônicos. "Durante o mesmo período, não registramos nenhum pedido de esclarecimento referente à Black Friday,  através dos canais oficiais dos Procons estaduais e municipais. No ar, ininterruptamente desde as 20 horas da quinta-feira, o Walmart.com já efetivou nesta Black Friday, até as 8h00 da manhã de hoje, mais de 100 mil pedidos de compras." 

Os sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia esclareceram que pautam suas ações de acordo com a lei e com premissas que asseguram os direitos e o bom atendimento aos consumidores. "As redes reiteram que as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas e que os sites disponibilizam páginas exclusivas para que os clientes naveguem em produtos participantes dessa promoção. As empresas também oferecem na página de cada produto participante da Black Friday, identificados pelo selo, o Descontômetro, ferramenta que possibilita o cálculo da economia em compras durante o evento, divulgando o histórico de preço daquele produto, em reais."

O Submarino afirmou que não irá comentar sobre o ranking de reclamações. As demais empresas não se pronunciaram sobre o assunto até o momento da publicação desta matéria.

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